Salgueiro Maia é o símbolo mais íntegro, ético, despojado, liderante e corajoso da denominada Revolução de Abril.
A História da democracia portuguesa está intimamente ligada à história de Salgueiro Maia, mas não apenas durante o período revolucionário. Além de Capitão de Abril e um dos heróis da Revolução dos Cravos, Salgueiro Maia foi também um dos símbolos mais puros que o país e o povo português conheceu na transição para a democracia.
Salgueiro Maia menosprezava reconhecimentos e favoritismos, privilégios e honrarias, até heroísmos. O “capitão sem medo”, o “rosto da coragem”, o “coração do regime”, o qual nunca quis entronizar nem gozar de privilégios ou prerrogativas especiais. “Fiz o que tinha de fazer”, disse um dia, a este propósito.
“Aquele que deu tudo e não pediu a paga (…) Aquele que foi “Fiel à palavra dada à ideia tida”, como escreveu Sophia de Mello Breyner, no belo poema que lhe dedicou.
Deste modo, convidamos todos os interessados a assistir ao filme “Salgueiro Maia – O Implicado” (2022), do realizador Sérgio Graciano, no dia 12 de janeiro de 2023, a partir das 17h30, no Centro Transparente, e a participar no debate que se seguirá, sobre o sentido e valor da transparência, integridade, ética e dedicação no exercício de funções públicas, e não só, bem como a relevância e impacto de referências nacionais, como Salgueiro Maia, no combate ao fenómeno corruptivo (que vai muito além do “crime de corrupção”) e da boa governação e gestão públicas, particularmente no domínio político e do serviço público.
Moderação: Nuno Cunha Rolo (Presidente da TI Portugal)
Comentários: António Sousa Duarte (autor da biografia de Salgueiro Maia)
Junta-te a nós e faz já a tua inscrição!
Apoio Institucional: Junta de Freguesia de Alvalade