TRANSPARÊNCIA, BOA GOVERNANÇA E DEMOCRACIA

O Transparente – Centro de Documentação e Informação sobre Transparência, Boa Governança e Democracia é uma nova valência da TI-PT, criado com o objetivo de apoiar a construção da cidadania através da aprendizagem e discussão crítica sobre as diferentes questões que animam a consolidação de uma sociedade mais justa e mais igual.

O QUE FAZEMOS
ONDE ESTAMOS

O Transparente conta com o apoio não financeiro da Junta de Frguesia de Alvalade, que acolhe o centro no edifício da Biblioteca Manoel Chaves Caminha, em Lisboa.

Avenida Rio de Janeiro, nº 30A, Piso 1, Lisboa

Formação e sensibilização

Organizamos conferências, seminários, workshops, reuniões de trabalho, exposições, apresentações de livros e filmes, sobre transparência, boa governança e anti-corrupção, nos mais diversos contextos e para diferentes públicos-alvo.

O centro conta igualmente com duas plataformas on-line dedicadas à realização de webinars e formação e-learning, sensibilizando para as temáticas que trabalhamos e  complementando o trabalho de outreach e advocacy desenvolvido no âmbito dos diferentes projetos e campanhas em curso.

acervo de documentação

O Centro coloca à disposição de investigadores/as, estudantes, formadores/as, docentes, profissionais especializados/as e da população em geral um conjunto amplo de recursos de informação e de documentação nos domínios da Transparência, Boa Governança e Democracia, acessíveis presencialmente e através da web em plataforma dedicada a construir para efeito.

A constituição do acervo está atualmente em curso. Além dos recursos da Transparency International e das instituições do sistema científico com quem colaboramos habitualmente, o centro aceita doações em espécie e recomendações de livros e outras publicações.

A consulta presencial é feita mediante marcação prévia, através do preenchimento do formulário próprio. Dada a situação atual de calamidade pública, o acesso presencial ao centro encontra-se encerrado.

apoio a denunciantes e vítimas de corrupção

O serviço Provedoria TI-PT é dirigido a denunciantes e vítimas de corrupção e aos cidadãos em geral que pretendam ver esclarecidas questões relacionadas com Governança e acesso à Justiça.

A Provedoria TI-PT funciona em permanência desde 2012 e o atendimento é feito primordialmente online.

Tendo em conta que a utilização de correio eletrónico para apresentação de denúncias não é segura, porque todas as comunicações eletrónicas são registadas em mais do que um servidor/ computador (além de poderem ser intercetadas – e lidas – por terceiros), contamos com o apoio do Hermes Center for Digital and Human Rights e do seu sistema GlobaLeaks para garantir que a submissão de denúncias se faz no ambiente mais seguro possível.

Assim, pedimos a todos os denunciantes que acedam à página da Provedoria TI-PT, confirmem se o que pretendem denunciar se relaciona com corrupção ou infrações conexas – áreas para as quais está capacitada – e submetam as suas denúncias através da plataforma GlobaLeaks, recomendando que utilizem o Tor Browser para o fazer com a máxima segurança e com total confidencialidade.

Em todo o caso, após submeterem as suas denúncias, os denunciantes devem guardar consigo o código-chave que lhes é atribuído. Mais tarde deverão utilizá-lo para aceder novamente à plataforma e consultar o estado de análise do seu processo, bem como quaisquer mensagens que entretanto lhe possam ter sido enviadas pelos juristas da Provedoria TI-PT. 

A nossa independência não tem preço

Não recebemos qualquer subsídio do Estado português para cumprir a nossa missão.

O trabalho que fazemos depende exclusivamente de contribuições financeiras de associados/as (quota anual em 2020 = 12€), de donativos de simpatizantes da causa, e de subvenções para a realização de projetos.

Por isso, o teu contributo faz toda a diferença.