A Transparência e Integridade é uma associação cívica de utilidade pública, independente e sem fins lucrativos, representante portuguesa da Transparecy International, rede global anticorrupção presente em mais de 100 países.

Criada em 17 de Setembro de 2010, está também acreditada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, é o Ponto de Contato da Sociedade Civil (CSFP) do Pilar da Sociedade Civil da Community of Democracies e membro da Tax Justice Network.

Tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação, combatendo a corrupção e fomentando os valores da transparência, integridade e responsabilidade na opinião pública, nos cidadãos e nas instituições e empresas públicas e privadas, nomeadamente através da realização de campanhas, projetos de investigação, ações de formação e da cooperação com outras organizações governamentais e não-governamentais.

O nosso objetivo é alcançar uma sociedade mais justa e uma democracia de qualidade em Portugal, advogando o acesso efetivo à informação, e a construção de uma cidadania informada, forte e participativa.

Áreas de atuação

Investigação

Desenvolvemos de modo ativo e sistemático atividades de investigação aplicada às questões da Boa Governança e da Corrupção em diferentes áreas, nomeadamente pelo estreitamento de sinergias com entidades do sistema científico nacional (Universidades, Centros de Investigação), mas também pelo apoio à pesquisa de investigadores e estudantes trabalhando as temáticas em que somos especialistas.

Avaliação e Monitorização

Avaliamos de forma regular o progresso na implementação de convenções e acordos internacionais versando a boa governança e a corrupção, de legislação nacional e comunitária de prevenção e combate à corrupção, nomeadamente no que se refere ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, regulação do lobby e conflitos de interesses e financiamento político.

Educação, Formação e Sensibilização

Uma sociedade civil atenta, informada e participativa, que repudia a má governança e a corrupção e exige os mais elevados padrões de transparência, integridade e responsabilidade das instituições é fundamental para cumprimento da nossa missão. Por isso mesmo desenvolvemos ações de educação, formação e sensibilização para diferentes públicos-alvo.

Apoio a Denunciantes e Vítimas de Corrupção

O serviço de apoio a denunciantes e vítimas de corrupção é prioritário, e acompanha a nossa atividade desde 2011. Associado ao amplo trabalho de investigação já desenvolvido sobre esta matéria, temos procurado apoiar e aconselhar todas as pessoas que nos contactam denunciando situações de corrupção, má governança, conflitos de interesses e conluio, mas também todas aquelas que se nos dirigem por dificuldades no acesso à justiça.

Mobilização e Advocacy

É essencial que  a corrupção e a má governança sejam entendidos como coletivamente relevantes e passíveis de serem tratados e combatidos através de políticas públicas. Para tal organizamos campanhas e mobilizamos um número progressivamente mais vasto de pessoas e instituições  apostadas em agir em prol da mudança social. 

Cooperação para o Desenvolvimento

A Agenda 2030 das Nações Unidas e as questões do financiamento para o desenvolvimento sustentável norteiam o nosso trabalho de cooperação com parceiros dos Países de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente no âmbito da Rede pela Boa Governança na Lusofonia (redeGov.net). Com os Centros de Integridade Pública de Moçambique e de São Tomé e Príncipe,  e académicos e ativistas portugueses, de Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau e Timor Leste, trabalhamos em prol da capacitação institucional, da transparência na gestão da Ajuda Pública ao Desenvolvimento e no combate à corrupção e desvio de fundos para fins ilícitos.

Doadores Institucionais

Além das quotas e donativos, o trabalho atual da Transparência e Integridade conta com o apoio financeiro dos seguintes doadores institucionais:

JB Fernandes Memorial Trust

Comissão Europeia:

  • Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA)
  • DG Regional and Urban Policy (REGIO)

Transparency International Secretariat (TI-S)

Open Society Foundations (OSF)

Adessium Foundation