Por ocasião do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, o Museu Bordalo Pinheiro organiza no dia 3 de maio, a partir das 18h00, em parceria com o ICNova (Instituto de Comunicação da NOVA), o debate Censura e liberdade de imprensa. De Bordalo aos nossos dias, que será transmitido via live streaming nas páginas de Facebook do Museu Bordalo Pinheiro, ICNova, EGEAC e Transparência e Integridade.
João Alpuim Botelho, diretor do Museu Bordalo Pinheiro, junta-se a Paulo Jorge Fernandes e Carla Baptista, professores e investigadores da NOVA FCSH, para discutir a censura e a liberdade de imprensa em diferentes contextos históricos e geográficos, desde o século XIX à atualidade, dando especial atenção à imprensa satírica.
O debate é moderado por Dora Santos Silva, professora do departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH, juntamente com João Alpuim Botelho.
O evento conta ainda com o apoio da associação cívica Transparência e Integridade, capítulo nacional da Transparency International, organização internacional que luta há mais de 25 anos contra a corrupção e por uma democracia de qualidade.
Programa
“A gente já só pode gesticular”. Bordalo e a liberdade de imprensa
João Alpuim Botelho, diretor do Museu Bordalo Pinheiro
A censura em liberdade: as perseguições à imprensa satírica em regimes liberais
Paulo Jorge Fernandes, professor universitário. e investigador (IHC/NOVA FCSH)
Liberdade de imprensa – cuidado, frágil
Carla Baptista, professora universitária e investigadora (ICNova/NOVA FCSH)