A ética política fortalece os laços de confiança entre os cidadãos e seus representantes políticos e, portanto, é importante para a qualidade geral da democracia. No entanto, os níveis de confiança nos partidos, parlamentos e governos caíram, de acordo com a maioria dos estudos internacionais.
Na era das redes sociais, a má conduta individual é amplificada e as reputações pessoais e institucionais são rápida, e às vezes, irreparavelmente arruinadas. Por esta razão, a gestão da integridade na vida política não pode depender apenas de estruturas legais externas, supervisão e fiscalização. Medidas de autorregulação, como códigos de conduta internos e órgãos disciplinares, também são necessárias.
Neste debate online, que terá lugar no próximo dia 10 de dezembro, entre as 11h00 e as 13h00, teremos à conversa Luís de Sousa, Coordenador do Estudo ETICHS “Ética e Integridade na Política”, financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), Susana Coroado, Investigadora Associada do ICS-UL e Coordenadora do Estudo, e José Mendes Bota, ex-deputado à Assembleia da República e Parlamento Europeu e ex-Presidente da Comissão Parlamentar de Ética, Cidadania e Comunicação da Assembleia da República.
Moderação: Karina Carvalho (Diretora Executiva da TI Portugal)
Parceiro: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Poderá aceder aos resultados do estudo “Ética e Integridade na Política” no site da FFMS.
Junta-te a nós e faz já a tua inscrição através da página dedicada ao Festival Transparente 2022.