No dia 9 de dezembro de 2022 vamos celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído pelas Nações Unidas, com a Conferência “Anti- Corrupção e Boa Governação: o que falta fazer em Portugal?”, organizada pela Transparência Internacional Portugal. Esta conferência terá lugar no Auditório Sedas Nunes (ICS-UL), entre as 9h30 e as 17h00.
A corrupção e a má governação matam, empobrecem, enfraquecem e capturam a vida e os sonhos de pessoas, famílias, empresas, populações, comunidades e de gerações inteiras, além dos recursos do Estado e demais entidades com financiamento público.
A inação e inércia perante aquelas tornam, igualmente, os Estados, instituições, mercados e toda a sociedade mais fracos, desconfiados, desesperançados, com grave prejuízo de princípios, valores, políticas e práticas que devem reger um Estado de direito democrático, económico, social, cultural e ambiental avançado.
Nesta conferência iremos juntar um painel de atores políticos, públicos, especialistas e demais protagonistas da sociedade civil, animado pelo interesse público e motivado a fazer avançar a agenda anticorrupção e da boa governação, em nome da proteção e elevação do bem comum.
Não por acaso, a conferência visa responder à pergunta “o que falta fazer?”, porque é preciso questionar e refletir sobre o que já foi feito e, acima de tudo, o que falta fazer em ordem a erradicar este flagelo global, causa de empobrecimentos nacionais, que é o fenómeno corruptivo.
CONHEÇA O PROGRAMA:
Cabe a cada um de nós, atores políticos e não políticos, agir e fazer a diferença, passar das palavras e discussões aos atos, baseados em estudos e evidências.
Junte-se a nós e inscreva-se já através deste link.
Esta Conferência está incluída na programação do Festival Transparente 2022.