O Banco Mundial estima que mais de um trilião de Dólares sejam anualmente gastos em pagamento de subornos a funcionários públicos – um número extraordinário, tendo em conta que não incluí outras formas de corrupção e infrações conexas, como a apropriação indevida ou má gestão de fundos públicos, o favorecimento ou o clientelismo.
Estes montantes, que engordam os bolsos das elites cleptocráticas, colocam na pobreza e na miséria extrema milhões de pessoas em todo o mundo, privadas de aceder a cuidados de saúde básicos, à educação, e a um emprego digno.
A captura dos estados por parte de interesses privados e da corrupção sistémica é um dos principais flagelos da contemporaneidade e uma série ameaça aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável.
Por ocasião da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a TI-PT organiza uma conversa em torno dos impactos da corrupção na Agenda 2030 das Nações Unidas e no papel da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em prol da boa governança e dos valores da democracia.
São nossos convidados representantes de organizações parceiras nos países lusófonos, no âmbito da RedeGov – Rede pela Boa Governança e Desenvolvimento Sustentável na Lusofonia.
Painelistas
CIP Moçambique
CIP São Tomé e Príncipe
TI Brasil
Observatório de Imprensa Angola
EG Justice
Observatório da Democracia e Governança