O uso de uma máscara pode dar uma sensação de proteção, mas como é que nos podemos sentir verdadeiramente seguros se indivíduos sem escrúpulos podem explorar uma crise para obter ganhos privados?
Este workshop inserido no Projeto CO.R.E. (COrruption Risk Indicators in Emergency), do qual a TI Portugal faz parte, destina-se a Ativistas Anticorrupção e Organizações da Sociedade Civil e irá fornecer uma introdução de fácil utilização para principiantes sobre como analisar os riscos de corrupção nos contratos públicos através de Big Data.
Este evento será em inglês e irá realizar-se online (ZOOM) no dia 19 de março, terça-feira, entre as 9h00 e as 11h00 (hora de Lisboa).
As inscrições já se encontram abertas AQUI.
PROGRAMA (download):
O projeto CO.R.E, apoiado pelo programa Internal Security Fund Police da CE, tem como objetivo apoiar a avaliação dos riscos de corrupção na contratação pública em situações de emergência, como ocorreu durante a pandemia COVID-19. Espera-se que a implementação devolva um indicador composto permitindo mapear a corrupção em contratos públicos celebrados ao abrigo de regras excecionais de contratação pública em vigor nestas alturas, a ser utilizado por órgãos de investigação nacionais e internacionais, jornalistas de investigação e organizações da sociedade civil.
Os parceiros deste projeto, liderada pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de Perugia são: a TI Portugal, a Universitat Oberta de Catalunya, a Oficina Antifrau de Catalunya, a Fundação Hallgarten-Franchetti Centro Studi Vila Montesca, a ONG italiana Info.Nodes e a Dublin City University.
Sabe mais sobre o projeto CO.R.E em: https://www.core-anticorruption.eu/