Tertúlias Abertas: A Importância do Corruption Perceptions Index (CPI) na Luta contra a Corrupção

O Centro Transparente Salgueiro Maia recebeu, no dia 21 de fevereiro, a primeira sessão das Tertúlias Abertas de 2024, dedicada à importância do Índice de Perceção da Corrupção (CPI) na luta contra a corrupção.

A edição de 2023 deste Índice, publicado anualmente pela Transparency International, revelou que o combate à corrupção em Portugal continua a não avançar e tem falhas ao nível da integridade na política.

Portugal, que é avaliado no conjunto dos países da Europa Ocidental e União Europeia, obteve 61 pontos, fixando-se na 34ª posição em 180 países. Voltou a igualar a pontuação registada em 2020, a pior desde 2012, continuando abaixo do valor médio da sua região (65 pontos). Desde 2012 que Portugal apresenta variações anuais mínimas na sua pontuação deste Índice.

Nesta Tertúlia Aberta, com o tema “A Importância do Corruption Perceptions Index (CPI) na Luta contra a Corrupção”, participaram como oradores convidados Luís de Sousa (Presidente do Conselho Fiscal da TI Portugal e Investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Ana Gomes (Diplomata aposentada e Deputada do PS ao Parlamento Europeu entre 2004 e 2019). A moderação ficou a cargo de Jorge Máximo (Vogal da Direção da TI Portugal).

Sabe mais sobre os resultados de Portugal no CPI 2023 na página dedicada e (re)vê esta sessão das Tertúlias Abertas no nosso canal de YouTube:

A próxima edição das Tertúlias Abertas terá lugar já no próximo mês de março, no mesmo horário e em formato híbrido (presencialmente no Centro Transparente, e online na Plataforma Zoom). Fica atento às novidades no nosso site!