A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

10 Anos de Luta Anti-Corrupção em Portugal: O que foi feito?

16 Setembro @ 19:00 - 20:30 WEST

Gratuito

A Transparência e Integridade celebra o seu décimo aniversário na próxima semana. Calha bem que a data coincida com o regresso às aulas: 10 anos é a idade de entrarmos no segundo ciclo.

Há dez anos – a 17 de setembro de 2010 – numa cerimónia pública no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, nascia a primeira associação cívica criada em Portugal para reunir numa causa comum as (então poucas) vozes que isoladamente vinham alertando para a necessidade e urgência do combate à corrupção no nosso país.

Dez anos passados, temos em muitos aspetos um país diferente. Onde há uma década o tema da corrupção era praticamente tabu – sussurrado em alguns círculos políticos, judiciais e académicos mas quase nada discutido abertamente – hoje é reconhecido pelos cidadãos como um dos problemas cruciais da democracia. Casos e investigações de enorme relevância trouxeram o tema para o centro da discussão pública e envolveram membros da elite política e económica que há dez anos pareceriam intocáveis – de grandes banqueiros até a um ex-primeiro-ministro. Noutros aspetos, parece que nada mudou. A última década, como a anterior, foi de estagnação económica, num país ainda sobrecarregado de histórias de corrupção que se estima custarem mais de 18 mil milhões de euros por ano.

O tema da corrupção saiu da clandestinidade e é hoje central no debate público. O Governo acaba de publicar o esboço de uma Estratégia Nacional Contra a Corrupção em resposta à crescente pressão da sociedade – e depois de nós colocarmos o assunto na agenda do Parlamento, através de uma petição subscrita por mais de 8.500 pessoas.Com tudo o que foi feito e com tudo o que falta fazer, acreditamos estes dez anos merecem ser celebrados. Com distanciamento físico mas proximidade de propósito, vamos festejar fazendo o que sempre fizemos: pensando o fenómeno da corrupção, discutindo-o com frontalidade e abertura, e convocando todos a contribuir com a sua experiência e o seu conhecimento.

No dia 16 de setembro, João Paulo Batalha, Paulo de Morais e Luís de Sousa vão debater os últimos 10 anos na luta contra a corrupção e o papel que a Transparência e Integridade teve no despertar de consciências para este mal enraízado na nossa sociedade.

Detalhes

Data:
16 Setembro
Hora:
19:00 - 20:30 WEST
Custo:
Gratuito
Categorias de Evento:
,
Site:
https://zoom.us/webinar/register/WN_Sm7PrqgAS760PZV5mbLyYw

Local

Online

Organizador

Transparência e Integridade – Transparency International Portugal
Telefone:
+351 218873412
Email:
secretariado@transparencia.pt
Site:
transparencia.pt