A corrupção é hoje o grande problema nacional e está entre as maiores preocupações dos portugueses, tal como demonstrado nos resultados da sondagem realizada pelo Instituto de Ciências Sociais e pelo ISCTE para a SIC e o Expresso em julho de 2019.

A corrupção sistémica não se combate com medidas avulsas e descoordenadas. Portugal precisa de uma Estratégia Nacional Contra a Corrupção, adotada na sequência de um debate amplo, participado e informado, e com prazos de implementação definidos e de impacto mensurável.

Cabe aos cidadãos exigir essa Estratégia e liderar esse debate.

Mais de 8.500 pessoas assinaram a Petição por uma Estratégia Nacional Contra a Corrupção

UMA ESTRATÉGIA NACIONAL
CONTRA A CORRUPÇÃO

Apesar das grandes perdas económicas para o país – um estudo do grupo “Os Verdes” do Parlamento Europeu revela que só em Portugal são perdidos mais de 18 mil milhões de euros anuais (mais do que o orçamento da Saúde!) – o combate à corrupção continua a não merecer destaque na agenda dos sucessivos governos e nos programas dos principais partidos políticos. Bem pelo contrário.

Tal como descrito na última avaliação do Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO), quer o Governo, quer o Parlamento, tardam em implementar as recomendações internacionais em matéria de prevenção e luta contra a corrupção, parecendo preferir eternizar as crescentes desigualdades sociais e a degradação do sistema político e da própria democracia.

O conjunto de medidas, estruturadas em cinco pilares, são um ponto de partida resultado da pesquisa e conhecimento acumulados pela TI-PT. Ao longo dos dias, fruto do debate público, aprofundaremos o desenho da Estratégia com mais propostas e mais medidas.

OS CINCO PILARES DA ESTRATÉGIA NACIONAL
CONTRA A CORRUPÇÃO
NOTÍCIAS
João Oliveira @ TI-PT

O Pacto de Integridade no Mosteiro de Alcobaça

Estamos prestes a concluir a implementação do primeiro Pacto de Integridade em Portugal, um projeto desenvolvido em colaboração com a DGPC e que confiamos possa inaugurar o crescimento da participação e do envolvimento de cidadãos e organizações da sociedade civil nos processos de contratação pública.

Ler mais »

Contribui

Ajuda-nos a combater a corrupção. Faz um donativo que será investido na Campanha "Juntos Contra a Corrupção". Nas "observações" escreve "juntos contra a corrupção".

Organiza

Estás interessado(a) em receber uma Tertúlia da Transparência e Integridade na tua cidade, vila ou aldeia? Contacta-nos!
A NOSSA INDEPENDÊNCIA NÃO TEM PREÇO

Não recebemos qualquer subsídio do Estado português para cumprir a nossa missão.

O trabalho que fazemos depende exclusivamente de contribuições financeiras de associados/as (quota anual de 12 euros), de donativos de simpatizantes da causa, e de subvenções para a realização de projetos.

Por isso, o teu contributo faz toda a diferença.