Prevenir a Corrupção na Contratação Pública de Emergência

A TI Portugal acolheu, nos dias 19 e 20 de junho em Lisboa, a reunião do projeto “COrruption Risk Indicators in Emergency” (CO.R.E), financiado pela Comissão Europeia (CE).

O encontro juntou os parceiros da iniciativa europeia, liderada pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de Perugia: a TI Portugal, a Universitat Oberta de Catalunya, a Oficina Antifrau de Catalunya, a Fundação Hallgarten-Franchetti Centro Studi Vila Montesca, a ONG italiana Info.Nodes e a Dublin City University.

O projeto CO.R.E, apoiado pelo programa Internal Security Fund Police da CE, tem como objetivo apoiar a avaliação dos riscos de corrupção na contratação pública em situações de emergência, como ocorreu durante a pandemia COVID-19. Espera-se que a implementação devolva um indicador composto permitindo mapear a corrupção em contratos públicos celebrados ao abrigo de regras excecionais de contratação pública em vigor nestas alturas, a ser utilizado por órgãos de investigação nacionais e internacionais, jornalistas de investigação  e organizações da sociedade civil.

Acompanha a atividade do projeto CO.R.E em: https://www.core-anticorruption.eu/