Transparência e Integridade lança portal sobre branqueamento de capitais no setor imobiliário destinado aos profissionais do setor em Portugal e Espanha

Espanha e Portugal têm sido particularmente vulneráveis ao branqueamento de capitais através do setor imobiliário nos últimos anos, conforme ficou patente no relatório da OECD de 2016 sobre fraude fiscal e vulnerabilidade de branqueamento de capitais no setor imobiliário. Este estudo mostra que os dois países ainda não foram capazes de estabelecer medidas abrangentes e eficazes para prevenir esquemas de lavagem de dinheiro e combater a corrupção.

A Transparência e Integridade uniu-se à Transparency International España e criou a iniciativa Branqueamento de Capitais no Setor Imobiliário, para apoiar a identificação de riscos e as necessidades específicas dos profissionais e reguladores do setor imobiliário em Portugal e Espanha.

O novo portal online tem presente que esta é uma área de atividade onde as práticas e dinâmicas do branqueamento de capitais se alteram com rapidez e, por isso, preparámos igualmente um questionário online para melhor mapeamento das vulnerabilidades junto das empresas imobiliárias e de outras entidades obrigadas e uma Lista de Controlo de Branqueamento de Capitais no Setor Imobiliário em Portugal e Espanha, preparada para ajudar as obrigações de diligência devida nas operações imobiliárias, nomeadamente as definidas pelo IMPIC. Não existe nada semelhante para os profissionais do setor imobiliário nos dois países.

Não se esqueça de consultar o quadro regulamentar de Portugal e Espanha, bem como as diretrizes e diretivas europeias sobre branqueamento de capitais no setor imobiliário, e ainda as notícias, publicações e outros projetos da rede Transparency International relacionados com o branqueamento de capitais no setor imobiliário.