TI Portugal é um dos parceiros do projeto PAOLA: the PAndora bOx of whistLeblowing in Academia 

A TI Portugal é um dos parceiros do mais recente projeto PAOLA: the PAndora bOx of whistLeblowing in Academia , que tem como objetivo criar um Observatório Europeu de Comportamentos Antiéticos no Contexto Académico.

Nos últimos anos, a problemática das denúncias de comportamentos antiéticos no meio académico europeu tem aumentado de forma relevante, evidenciando desafios significativos para a reputação das instituições académicas e para alunos/as e staff.  Diversas notícias têm relatado casos de abuso de poder, assédio, bullying, fraude, entre outras tantas tipologias, onde alunos/as e staff enfrentam retaliações severas ao denunciar condutas impróprias, desde ameaças até à expulsão das instituições académicas.

Em resposta à investigação que foi apresentada durante a 2023 Annual Conference da Marie Curie Alumni Association, em Córdoba, que observou que 1 em cada 5 académicos sofrem pelo menos um comportamento antiético ao longo da sua carreira, o Projeto PAOLA foi elaborado por forma a criar o Observatório Europeu de Comportamentos Antiéticos no Contexto Académico.

Composto por especialistas de diferentes países europeus, incluindo Portugal, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha e Irlanda, é financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e tem como objetivo criar um Observatório Europeu para Denúncias de Comportamentos Antiéticos no Contexto Académico, promovendo uma cultura de integridade na academia e contribuindo para o desenvolvimento de políticas de prevenção e proteção, alinhadas com os princípios da Diretiva Europeia de Whistleblowing. O Projeto PAOLA reúne um consórcio de seis parceiros, incluindo a TI Portugal, a IFA/RUMO, a Dublin City University, a Bocconi University, a Marie Curie Alumni Association e a SciLink.

No decurso do primeiro ano de trabalho, este observatório irá abordar as questões associadas aos comportamentos antiéticos na academia tais como discriminação, assédio, abuso de poder, fraude, entre outros, promovendo a discussão e implementação de boas práticas na proteção da integridade física, emocional e mental de quem denuncia comportamentos antiéticos no ambiente académico.

__________

Para mais informações sobre o projeto, contactar Francisco Valente Gonçalves, Investigador Principal do Projeto PAOLA e Diretor na RUMO.Solutions.

E: [email protected]

T: +351927661282