Mensagem do Presidente da Direção da TI Portugal, Nuno Cunha Rolo

Car@s leitores e seguidores do trabalho da TI Portugal,

No dia 29 de abril de 2023, realiza-se a Assembleia Geral da TI-Portugal, onde serão discutidos e deliberados o Relatório de Gestão e Contas e o Plano de Atividades, ambos de 2022.

Cremos que a documentação demonstra a quantidade de trabalho que realizamos, com poucos recursos; a luta e razão de ser do nosso financiamento, pois queremos continuar a ser livres e independentes do Estado e de qualquer poder, público ou privado; e a ambição e caminho que podemos trilhar, pelas políticas e medidas anticorrupção e de transparência e integridade, com elevados impactos na opinião pública e mudanças políticas e sociais.

Por isso, o seu apoio e a sua adesão, seja como associado, expressando vontade de participação e sugerindo ideias e propostas nas atividades da Associação, seja a título de donativo, faz a diferença!

Certo é que o trabalho da Direção e Direção Executiva, apesar do elevado espírito de motivação e superação dos diversos desafios enfrentados, internos e externos, e de realização da missão e dos objetivos da TI Portugal, é um combate e consciencialização que não pode parar. Temos de continuar a melhorar, sob pena de ficarmos esmagados pela Rocha (corrupção), que não queremos que esmague a Sociedade e cada cidadão (Sísifo).

Apesar das muitas dificuldades que a maioria dos portugueses atravessa, a nível económico e social, e dos problemas do país, temos realizado múltiplas intervenções e eventos, no espaço público e com outras entidades, públicas e privadas, no sentido de contribuir para um Estado, administração pública, mercado, sociedade civil, enfim, os cidadãos em geral, livres do fenómeno corruptivo! Em nome, igualmente, da transparência, prestação de contas, integridade e participação do exercício dos diversos poderes.

É uma tarefa sempre árdua e desafiante, mas o vosso apoio e adesão são essenciais para robustecer — de forma livre, independente, sólida e em nome da sociedade civil —, o desempenho, inovação e conhecimento da TI Portugal.

A todas as pessoas – associados, parceiros, apoiantes, seguidores — que, pelo seu constante empenho e dedicação, contribuem para um país e sociedade livres de corrupção e bem governados — com mais transparência, ética, integridade e responsabilidade —, e uma Associação independente, exigente, aberta e aprendente, o nosso muito obrigado!

Saudações Transparentes!

Nuno Cunha Rolo

Presidente da Direção da TI Portugal