Projeto PAOLA: Observatório de Denúncias no Meio Académico

Em 2024, uma coligação de parceiros europeus uniu-se para implementar o ambicioso projeto Erasmus+ “PAOLA: The PAndora bOx of whistLeblowing in Academia”. Esta iniciativa, liderada pela Instante Falante de Portugal, reuniu colaboradores de renome, desde a Stichting Scilink (Países Baixos), Marie Curie Alumni Association – MCAA (Bélgica), Transparência Internacional Portugal, Dublin City University (Irlanda) e Università Commerciale Luigi Bocconi (Itália). O principal objetivo do projeto era criar um Observatório da Denúncia Académica na Europa e divulgar a sua missão através de um plano de divulgação abrangente.

Para tal, o consórcio adoptou uma abordagem de metodologia mista e uma estratégia de implementação intersetorial para atingir os seus objetivos. As principais atividades realizadas incluíram:

  • Revisões da literatura e da legislação sobre a denúncia de irregularidades na Europa, proporcionando uma compreensão fundamental do tema.
  • Recolha de dados utilizando métodos quantitativos (inquéritos) e abordagens qualitativas (grupos de discussão) para obter informações de diversas partes interessadas sobre o fenómeno da má conduta académica e as experiências de denúncia.
  • Desenvolvimento de um Observatório em linha, definindo a sua estrutura, missão e procedimento operacional.
  • Desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de comunicação em linha para divulgar os principais indicadores e passos para a integridade académica.
  • Iniciativas de sensibilização dirigidas às principais partes interessadas e grupos para comunicar o objetivo e os recursos do Observatório.

O Observatório de Denúncias no Meio Académico (Observatory of Academic Whistleblowing) foi lançado a 23 de outubro de 2024. A plataforma dedica-se a promover a transparência, a responsabilidade e a integridade nas instituições académicas. É um espaço centralizado para a partilha de kits de ferramentas de comunicação, leis e orientações internacionais, recursos e resultados de investigação sobre comportamentos pouco éticos, má conduta ou corrupção nas universidades e organizações de investigação.

O Observatório de Denúncias no Meio Académico procura também amplificar as vozes dos denunciantes, assegurando que são ouvidos e protegidos e que os seus contributos conduzem a uma reforma significativa da governação e da ética académicas. Ao abordar estas questões críticas, o Observatório aspira a criar uma cultura de responsabilidade e confiança nas universidades e organizações de investigação.

Para maximizar o seu impacto, o projeto inclui também uma série de webinars, que procuram apresentar o Observatório e o conjunto de ferramentas de comunicação que o acompanha, bem como uma visão dos tópicos e questões relevantes por parte de especialistas. Estas sessões fornecem recursos práticos que as partes interessadas podem partilhar através das redes sociais e nas suas instituições, capacitando-as para participarem ativamente na promoção de práticas éticas no meio académico. Em 2024, foram organizados três webinars e, em 2025, já estão previstos mais dois durante o mês de janeiro (mais informações e inscrições AQUI).

Embora os principais objetivos fossem o desenvolvimento do Observatório de Denúncias no Meio Académico e a implementação de um plano de divulgação eficaz, o projeto PAOLA também pretende alcançar os seguintes objetivos:

  • Aumentar o conhecimento sobre a denúncia de irregularidades no meio académico em toda a Europa.
  • Sensibilizar os setores académicos para as melhores práticas de denúncia de comportamentos pouco éticos.
  • Promover debates sobre políticas relacionadas com a má conduta e explorar sistemas de apoio eficazes para os denunciantes, a fim de evitar retaliações.

Através dos esforços coletivos dos seus parceiros, o Projeto PAOLA deverá ter um impacto duradouro, fornecendo aos investigadores e académicos as ferramentas e os conhecimentos necessários para abordar práticas pouco éticas e apoiar eficazmente as iniciativas de denúncia de irregularidades.

Sabe mais sobre este projeto: https://academicwhistleblower.eu/