Intervenção de Delia Ferreira Rubio (Presidente da TI): Conferência “Anti-Corrupção e Boa Governação: O que falta fazer em Portugal?”
Na Conferência “Anti-Corrupção e Boa Governação: O que falta fazer em Portugal?”, organizada pela TI Portugal no Dia Internacional contra a Corrupção (9 de dezembro), Delia Ferreira Rubio – Presidente da Transparency International (TI) – fez uma intervenção que deu início ao painel da tarde.
Antes de se dar início ao painel da tarde desta Conferência, sobre o “Combate à Corrupção e Boa Governação: a perspetiva da sociedade civil”, Delia Ferreira Rubio fez uma intervenção focada no problema da corrupção e nos esforços que têm vindo a ser desenvolvidos pela Transparência Internacional para o combater.
“A corrupção é um problema global que corrói a democracia”, começou por dizer a Presidente da TI. “A corrupção afeta a qualidade da representação, participação e inclusão nas nossas democracias” e atinge também “os nossos direitos, o nosso futuro, as nossas possibilidades, a nossa qualidade de vida”, acrescentando que “a luta contra a corrupção é a luta por um futuro melhor, é a luta pelo bem comum, é a luta pela criação de uma cultura de integridade”.
Em resposta à pergunta lançada nesta Conferência, Delia Ferreira Rubio referiu que a TI tem vindo a trabalhar ao longo dos últimos 30 anos na preparação da “infraestrutura legal contra a corrupção” e será agora preciso colocar essa estrutura em ação, em conjunto com “entidades públicas, privadas, organizações da sociedade civil, jornalistas, académicos e cidadãos”.
Saiba mais sobre as restantes intervenções da Conferência “Anticorrupção e Boa Governação: O que falta fazer em Portugal”.
A Conferência “Anticorrupção e Boa Governação: O que falta fazer em Portugal?”, esteve incluída na programação do Festival Transparente 2022. Poderá assistir à Conferência completa em breve, no canal de YouTube da TI Portugal.