Cada vez mais portugueses consideram a corrupção como prática comum no nosso país
A corrupção é vista como prática generalizada no nosso país por parte de 96% dos portugueses, um número que coloca Portugal como o segundo país na União Europeia (UE) onde a perceção deste crime é maior, de acordo com o mais recente Eurobarómetro.
O Eurobarómetro é o instrumento de sondagem oficial utilizado pelo Parlamento Europeu, Comissão Europeia e outras instituições e agências da UE para monitorizar regularmente o estado da opinião pública na Europa, bem como atitudes sobre assuntos de natureza política ou social.
Neste Eurobarómetro sobre as “Atitudes dos cidadãos face à corrupção na UE em 2024”, e em resposta à questão “Em que medida pensa que o problema da corrupção é comum em Portugal?”, 96% dos 1,032 portugueses inquiridos neste estudo responderam que consideram este problema “totalmente comum”, mais três pontos percentuais face a 2023. Neste campo, Portugal fica apenas atrás da Grécia, que lidera com 98%, sendo que a média da União Europeia (EU) é de 68%.
Por sua vez, 78% dos inquiridos consideram que, nos últimos três anos, o nível de corrupção aumentou, um aumento de 12% face a 2023, com 17% a declararem que acham que a corrupção continua “a mesma”.
As instituições públicas reúnem também a desconfiança dos portugueses, com 91% a responderem que consideram que “existe corrupção nas instituições públicas nacionais em Portugal”. Além disto, 92% afirmam que “existe corrupção nas instituições locais ou regionais em Portugal”, com 61% dos inquiridos a mencionarem que são “pessoalmentes afetados pela corrupção nas suas vidas diárias”.
A edição de 2023 do Índice de Perceção da Corrupção, publicado anualmente pela Transparency International, revela que o combate à corrupção em Portugal continua a não avançar e tem falhas ao nível da integridade na política.
No Índice de Perceção da Corrupção 2023, Portugal, que é avaliado no conjunto dos países da Europa Ocidental e União Europeia, obteve 61 pontos, fixando-se na 34ª posição em 180 países. Volta a igualar a pontuação registada em 2020, a pior registada desde 2012, continuando abaixo do valor médio da sua região (65 pontos). Desde 2012 que Portugal apresenta variações anuais mínimas na sua pontuação deste Índice.
Consulta o infográfico com os resultados deste Eurobarómetro 2024 para Portugal aqui.
Mais informações no site do Eurobarómetro.