Festival Transparente 2023: uma semana de celebração da iniciativa cívica em prol da transparência e do combate à corrupção

A 6a edição do Festival Transparente realizou-se entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2023, assinalando o combate contra a corrupção (dia 9 de dezembro).

Foi uma semana de celebração da iniciativa cívica em prol da transparência e do combate à corrupção, recheada de eventos que promoveram o debate em defesa de uma sociedade mais justa, mais igual e mais transparente!

Este ano colocámos o foco na política pública anticorrupção, em benefício das instituições públicas, dos cidadãos e das empresas.

Revê as iniciativas que a TI Portugal organizou neste Festival Transparente 2023:

4 de dezembro (Centro Transparente Salgueiro Maia e online)

  • Abertura do Festival com Margarida Mano (Presidente da TI Portugal)
  • Homenagem a Salgueiro Maia com Natércia Salgueiro Maia como convidada de honra.
  • Tertúlia: “MENAC – o que esperar deste novo regulador?”, com Susana Lencastre (Partner na EY – Forensic & Integrity Services) e Margarida Matos Rosa (ex-Presidente da Autoridade da Concorrência). José Fontão (Vice-Presidente da TI Portugal) foi o moderador da sessão.

5 de dezembro (Centro de Informação Urbana de Lisboa – CIUL)

O Debate: “ENAC – O que foi feito e o que falta fazer?” contou com a presença de um painel de ilustres oradores, entre eles Mónica Correia e Pedro Nunes (Administradores da Entidade para a Transparência), Jorge Lobato (Secretário-Geral do MENAC), Ana Carla Almeida (Dinamizadora do Think Tank da PGR) e Marta Albuquerque (Vice-Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social). A moderação da sessão esteve a cargo de Margarida Mano, Presidente da TI Portugal.

Este debate, organizado no âmbito do Festival Transparente 2023, promoveu a reflexão sobre os desafios e potenciais de implementação da atual ENAC e permitiu a todos os oradores presentes lançar as bases para uma discussão profunda sobre a necessidade de se manter estratégico o combate à corrupção através não de um, mas de vários ciclos governativos.

6 de dezembro (Online)

  • Seminário GADI: “Formação para a Integridade dos Dirigentes da Administração Pública” com a presença da oradora convidada Ana Sirage Coimbra (membro dos Órgãos Sociais da TI Portugal) e Filipa Duarte Gonçalves como moderadora (membro dos Órgãos Sociais da TI Portugal).

7 de dezembro (Online)

  • Webinar: “Integridade Corporativa” com Joana Freitas (Vogal da Direção da TI Portugal) e Mário Parra da Silva (Presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial – APEE) como oradores convidados. José Fontão (Vice-Presidente da TI Portugal) foi o moderador da sessão.

9 de dezembro (Auditório Municipal da Póvoa de Varzim)

  • No Dia Internacional Contra a Corrupção 2023 (9 de dezembro), comemorámos os 20 anos da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção numa conferência coorganizada pela TI Portugal e pela Frente Cívica, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim. Margarida Mano (Presidente da TI Portugal) foi uma das oradoras do primeiro painel “20 anos da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção”.

Agradecemos a todos o que se juntaram a nós para mais um Festival Transparente!

Fica a par do trabalho que desenvolvemos e dos nossos projetos no nosso site e nas nossas redes sociais.

A TI Portugal, enquanto capítulo português da Transparency International, desenvolve atividade em inúmeros domínios de intervenção cívica, contribuindo para o reforço dos sistemas de integridade através da denúncia de irregularidades e crimes, monitorização de políticas públicas e implementação de ferramentas, instrumentos e metodologias inovadoras para prevenir a corrupção e o desvio de fundos públicos.

O trabalho que fazemos depende exclusivamente de contribuições financeiras de associados/as (quota anual de 12 euros), de donativos de simpatizantes da causa, e de subvenções para a realização de projetos.

Sabe mais sobre como apoiar a luta anticorrupção AQUI e torna-te já hoje Associad@ da TI Portugal!

O teu contributo faz toda a diferença!