Foi com profunda tristeza que recebemos este fim de semana a notícia da morte de Thierry Dias Coelho. Associado número 47 da Transparência e Integridade, Associação Cívica, o jurista e cientista político colaborou empenhadamente com a TIAC desde a sua fundação, como investigador e ativista, emprestando o seu conhecimento, experiência e sensatez ao trabalho cívico da associação.

Thierry Dias Coelho colaborou como investigador convidado em vários projetos da TIAC, que nos permitiram mapear com rigor e autoridade os meandros da corrupção política em Portugal e traçar as melhores recomendações de políticas públicas para defender a integridade das instituições públicas, em áreas críticas como a regulação dos conflitos de interesses na política ou os riscos de corrupção associados ao sector da Saúde. Acima de tudo, era uma voz serena e segura, sempre disponível para aconselhar, para esclarecer, para participar de forma desinteressada e com enorme sentido cívico numa causa comum.

Os que com ele trabalhámos lembramo-lo como um verdadeiro cavalheiro. Sempre discreto, sempre gentil, generoso com o seu tempo e o seu conhecimento, o Thierry deu solidez e confiança ao trabalho da Transparência e Integridade, Associação Cívica e contribuiu incomensuravelmente para a sua implantação e autoridade no debate público. Deu à sua investigação académica uma dimensão de serviço cívico rara em Portugal, pela qual os associados da TIAC lhe ficarão sempre gratos.

Deixa-nos cedo demais. Os que o conhecemos manteremos vivo o seu exemplo de capacidade, de entrega e de partilha. O trabalho que ele deixa por fazer será o nosso, cumprido em homenagem a ele e em prol do país melhor por que ele se bateu. A Direção e os membros dos corpos sociais da TIAC, em nome de todos os associados, partilham com a sua família e amigos o luto pela sua partida e as nossas mais profundas condolências.

O velório decorre no Centro Funerário S. João de Deus, na Praça de Londres, em Lisboa.  O Funeral terá lugar no Cemitério dos Olivais na terça-feira, dia 22 de Agosto, às 11 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.