Tertúlia Aberta “Transparência e Responsabilidade no Exercício da Atividade Política – 50 anos de abril”
A TI Portugal organizou no passado dia 24 de abril uma Tertúlia Aberta dedicada à “Transparência e Responsabilidade no Exercício da Atividade Política – 50 anos de abril”.
Esta sessão das Tertúlias Abertas realizou-se em formato híbrido: presencialmente no Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e via ZOOM.
Margarida Mano (Presidente da TI Portugal) assegurou a abertura da sessão, seguindo-se o primeiro painel desta Tertúlia Aberta, dedicado ao “financiamento da atividade política, controle de rendimentos e impedimentos e incompatibilidades dos titulares de cargos políticos”, e que contou com a presença de Margarida Salema (Professora associada da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada; Investigadora do CEJEA e ex-Presidente da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos), André Coelho Lima (Jurista e ex-Deputado à Assembleia da República) e Jorge Lacão (Jurista, ex-Deputado à Assembleia da República e Presidente da AEDAR). Teresa Violante (Vogal da Direção da TI Portugal) foi a moderadora desta conversa.
O segundo e último painel da tarde, sobre os “códigos de conduta, registo de interesses e regulamentação do lóbi”, teve a moderação de Jorge Máximo (Vogal da Direção da TI Portugal) e contou com Paulo Trigo Pereira (Professor Universitário no ISEG/ Universidade de Lisboa e Presidente do Institute of Public Policy- Lisbon), Constança Urbano De Sousa (Jurista e ex-Deputada à Assembleia da República) e Luís de Sousa (Professor Universitário no Instituto de Ciências Sociais e Presidente do Conselho Fiscal da TI Portugal).
Esta foi uma iniciativa da TI Portugal e da AEDAR – Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República, com o apoio do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
(Re)vê esta sessão das Tertúlias Abertas no nosso canal de YouTube: