EPOCA – Corrupção e crise económica, uma combinação perigosa

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em colaboração com TI Portugal, realizou, entre os dias 21 e 22 de setembro de 2022, a conferência final do projeto EPOCA “Corrupção e crise económica, uma combinação perigosa”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Durante a conferência final do EPOCA começou com uma visão geral dos desenvolvimentos no terreno, identificando tendências e padrões relativos a questões sobre corrupção colocadas em inquéritos transnacionais e nacionais seguido de uma mesa-redonda de peritos para discutir o que funciona e o que falta nos estudos de inquérito para aprofundar o nosso conhecimento sobre os entendimentos sociais, perceções, atitudes e (auto-relatos) experiências de corrupção. Seguiu-se então uma apresentação de trabalhos de vanguarda utilizando dados de inquéritos sobre corrupção por estudiosos internacionais.

O segundo dia começou com um workshop de investigação dedicado à discussão de projetos de investigação sobre corrupção a nível de mestrado e doutoramento, desenvolvida nas universidades portuguesas. Durante a tarde, a equipa de investigação da EPOCA apresentou os principais resultados e produtos do projeto e as publicações em curso.

Mais sobre o projeto na página dedicada do ICS.