Transparência Internacional Rússia impedida de operar no país

Em solidariedade com TI Rússia, TI Ucrânia, TI Geórgia, e todos os restantes amigos espalhados pelo globo atualmente em perigo por exporem a corrupção e os seus efeitos nos direitos humanos, e no desenvolvimento das nações e dos povos.

O Capítulo Nacional da Transparency International na Rússia (TI Rússia) anunciou que encerrará a atividade no país, dias depois do governo russo ter declarado a coligação mundial de Organizações da Sociedade Civil (ONG) anticorrupção como indesejável.

O comunicado divulgado esta quinta-feira, dia 16 de março, dá nota do clima de hostilidade contra a direção, equipa e membros da TI Rússia, progressivamente mais expressivo desde o início da guerra na Ucrânia, e da impossibilidade de prosseguir a sua atividade regular. A organização, criada em 1999, é uma das referências do movimento Transparency International (TI) na área da investigação de fluxos financeiros ilícitos e branqueamento de capitais, tendo-se dedicado nos últimos anos à denúncia dos esquemas de corrupção e à promiscuidade entre a política e os negócios no regime oligarca liderado por Vladimir Putin.

Mais recentemente, a TI Rússia publicou um relatório sobre a forma como o dinheiro russo proveniente de negócios obscuros é transferido para o Reino Unido através de criptomoedas, num esquema montado para contornar as regras de prevenção da lavagem e dinheiro.

Desde a invasão da Rússia pela Ucrânia, os capítulos da TI na região estão a sofrer represálias por exporem oligarcas e negócios ligados ao Kremlin. O seu trabalho, realizado tantas vezes em condições de extrema insegurança física, tem permitido aumentar significativamente o impacto das sanções e impedir que o governo russo continue a dispor de recursos para alimentar a ofensiva militar.

Para Karina Carvalho, Diretora Executiva da TI Portugal e membro do Membership Accreditation Committee da TI,” o encerramento da representação russa é uma perda para o movimento Transparency International, mas sobretudo para os cidadãos russos. Quando o espaço cívico se estreita desta forma, os direitos e liberdades fundamentais estão em risco.”

O Secretariado da Transparency International em Berlim, na Alemanha, monitora em permanência as condições de segurança das organizações que representam a organização nos diferentes países, prestando apoio em situações de crise. Lidera igualmente a campanha “Countering Russia’s Kleptocrats”, colaborando com os governos e instituições internacionais, como a União Europeia, na implementação do pacote de sanções destinado a acabar com a guerra.

Apoia a Transparência Internacional aqui!