A luta contra a corrupção não fica de quarentena

Na Transparência e Integridade levamos a sério a saúde pública e dos nossos colaboradores e, por isso, no seguimento das linhas extraordinárias de contenção e mitigação do COVID-19, estamos a trabalhar, desde quarta-feira passada, em regime de teletrabalho, porque a luta contra a corrupção não pode parar.

Visto que muitos dos nossos leitores, associados e demais interessados no nosso trabalho também estão em isolamento social e, de repente, se viram com algum tempo livre em mãos, achámos por bem compilar uma lista de séries, filmes, livros, podcasts e outros materiais de interesse que podem ajudar a perceber melhor como funciona o mundo da corrupção e dos denunciantes e o que fazer para ajudar na luta contra a corrupção.

Séries e filmes

Fariña (Cocaine Coast)

Baseada numa numa história real, Fariña relata a história de narcotráfico da Galiza, numa zona muito próxima de Portugal. A série é inspirada no livro escrito pelo jornalista espanhol Nacho Carretero e foi transmitida em Espanha pela Antena 3, responsável pela bem-sucedida La Casa de Papel.

The Mechanism (O Mecanismo)

Inspirada na investigação no Brasil ao que parecia ser um esquema tradicional de lavagem de dinheiro, utilizando pequenos negócios locais, como lavagem de carros, e que veio dar origem à Operação Lava Jato. A investigação acabou por descobrir um esquema muito maior e uma rede de corrupção bastante complexa. A equipa de investigação que acabou por receber o Prémio Anti-Corrupção de 2016.

House of Cards

House of Cards conta a história de Francis e Claire Underwood, um casal de políticos norte-americanos que não olha a meios para conquistar os seus objetivos, aconteça o que acontecer. Uma história passada nos meandros do mundo da política, recheada de ganância, corrupção e luxúria, em plena Washington, capital dos Estados Unidos.

Ozark

Ozark conta a história de um consultor financeiro de Chicago que se refugia, juntamente com a família, no Lago dos Ozarks, no interior rural dos Estados Unidos, para escapar ao segundo maior cartel de droga do México. Depois de ter passado vários anos a lavar dinheiro para a organização, os mexicanos descobrem que o parceiro de Marty Bryde andou a roubar dinheiro e obrigam-no a lavar mais de 8 milhões de dólares.

Narcos

Esta série documenta a vida de Pablo Escobar, um dos maiores barões da droga, na Colômbia dos anos 1980, e dois agentes da DEA (Drug Enforcement Agency), a autoridade norte-americana de combate ao tráfico de droga. Além de ilustrar uma sociedade em decadência, onde a droga é rainha, a série mostra-nos o mundo obscuro e brutal do tráfico de droga, bem como a corrupção na administração pública ao mais alto nível.

Bloodline

A história centra-se à volta de uma família bastante respeitada, que tem um pequeno mas paradisíaco hotel junto à praia, em Florida Keys, gerido pelos pais e três dos quatro filhos, até ao regresso do quarto filho regressa, após uma longa ausência. Enquanto a família tenta escapar à justiça, depois de terem sido cometidos vários crimes, incluindo um assassinato, assistimos a vários episódios de corrupção política e policial, além de tráfico de droga e outros crimes.

Suburra

Considerada pelos críticos a Narcos italiana, Suburra tem lugar na Roma contemporânea e mostra como a corrupção apodrece a sociedade, desde a Igreja até ao governo, sem esquecer, claro, o submundo do crime organizado. Indivíduos ambiciosos, clã da mafia rivais e um cardeal católico, apanhado num escândalo sexual, lutam por um lugar de poder público, sem que as autoridades consigam ter m na situação.

Laundromat (O Escândalo dos Panama Papers)

Laundromat é um filme baseado num caso real e conta com um elenco de luxo: Meryl Streep, Gary Oldman e Antonio Banderas. Inspirado nos Panama Papers, conta a história de uma viúva que investiga uma fraude e segue várias pistas que a levam a uma dupla de advogados, no Panamá, cujo negócio é tirar partido das fragilidades do sistema financeiro mundial.

Serpico (1973)

Frank Serpico entrou para a história na Polícia de Nova Iorque, ao tornar-se no primeiro polícia a denunciar a malha de corrupção nas forças policiais, que incluía o pagamento de suborno a muitos agentes.

Os Homens do Presidente (1976)

Os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do The Washington Post, revelam os detalhes do escândalo de Watergate, que acaba com o impeachment e demissão do presidente norte-americano Richard Nixon. Este filme mostra a quantidade de informação, pessoas e eventos que os jornalistas muitas vezes têm de decifrar para encontrar a verdade numa investigação.

Snowden (2016)

Edward Snowed, um colaborador da NSA, uma das maiores centrais de espionagem norte-americana, expôs vários detalhes dos programas de vigilância com que o governo norte-americano espiava milhões de pessoas através dos seus emails, chamadas telefónicas e webcams. Depois destas revelações, Snowden refugiou-se em Moscovo, na Rússia, para fugir à justiça norte-americana, longe da família, o que levou a que seja considerado por muitos como um mártir.

The Post (2017)

A dona do jornal norte-americano The Washington Post e o seu editor-executivo arriscam a sua liberdade e sustento, incluindo a sobrevivência do próprio jornal, para denunciar as atividades secretas do governo norte-americano durante a guerra do Vietname, incluindo os bombardeamentos do Laos e do Cambodja.

Silkwood (1983)

Karen Silkwood trabalha numa fábrica que produz combustível nuclear e descobre que os procedimentos de segurança dos trabalhadores não estão a ser cumpridos. Os responsáveis pela fábrica estão a par das violações das normas de segurança e tentam escondê-lo dos trabalhadores.

The Informant (2009)

O vice-presidente de uma grande empresa de processamento de comida usa uma escuta para conseguir juntar provas de cartel no preço da lisina, um aditivo utilizado na indústria pecuária, ao mesmo tempo que desvia milhões de dólares da empresa, na tentativa de ganhar o controlo da mesma e tornar-se no diretor executivo.

The Insider (1999)

Um químico e um produtor de televisão acusam as maiores produtoras de tabaco de estarem a aumentar a dependência dos cigarros, ao mesmo tempo que a indústria tenta desacreditá-los. A denúncia de Jeffrey Wigan acabou por obrigar as produtoras de tabaco a pagar 246 mil milhões de dólares para o tratamento de doenças relacionadas com o tabagismo.

Livros

A Reforma do Poder Local em Debate

Luís de Sousa, Nuno Ferreira da Cruz, António F. Tavares e Susana Jorge

Coordenada por Luís de Sousa e pela equipa científica que criou o nosso índice de transparência municipal, trata-se de uma coletânea de pequenos artigos por peritos cuja análise incide, de uma forma crítica, objetiva e provocadora, sobre várias dimensões do problema da qualidade da democracia local em Portugal. Uma parceria da Transparência e Integridade – Transparency International Portugal com a Imprensa de Ciências Sociais.

O Grande Lóbi

Susana Coroado

De leitura imprescindível para perceber como funciona o mercado de influências em Portugal, numa altura em que o Parlamento está a preparar legislação para regular o lóbi. Neste livro descobrimos quem influencia, e de que maneira, os políticos e altos funcionários do Estado português. Descrevem-se alguns exemplos de influência em políticas públicas e definem-se alguns conceitos que tentam esclarecer o leitor sobre a diferença entre lóbi e tráfico de influências.

Corrupção, História de um Crime que Nunca Existiu

Eduardo Dâmaso

Operação Marquês, Face Oculta, Operação Furacão, Universo Espírito Santo podiam títulos de policiais, mas na realidade são os nomes de alguns dos muitos casos recentes de corrupção no nosso país. Casos que vão colocando a nu o pântano da corrupção e mostram os grupos de interesses que mandam na política e na economia e que destruíram grandes empresas, como a PT, e deixaram buracos gigantescos na banca.

Apanhados, as investigações judiciais às fortunas escondidas dos ricos e poderosos

António José Vilela

Um retrato dos principais casos de corrupção dos últimos anos em Portugal e das ligações nem sempre óbvias entre eles: Operação Furacão, Monte Branco e Operação Marquês. No centro de todos estes processos, há um fator comum: os milhões de euros escondidos através de complexos circuitos e entidades sediadas em offshores.

Imprensa Nacional da Casa da Moeda

Consciente de que muitos de nós estaremos nos próximos tempos em isolamento social, a Imprensa Nacional dá cumprimento à sua missão de serviço público, de preservar e divulgar a memória e o património comuns, disponibilizando gratuitamente os mais recentes títulos da coleção «O Essencial sobre…».

Podcasts e outros links

Power Corrupts

Does power corrupt? Absolutely. This is the podcast about the hidden—and often nefarious—forces that shape our world. Election rigging. Smuggling. Narcopolitics. Ransom. Conspiracy Theories. North Korean bank heists. Cults. Drug Lords. Voodoo. Money laundering. Assassinations. Unhinged conspiracy theories. Unbelievable stories. Stitched together with the help of world-leading experts. Created and narrated by Dr. Brian Klaas, a political scientist and columnist for The Washington Post.

Entrevista a Paulo Pinto Albuquerque

Em Nome da Lei, Rádio Renascença (14 de Março de 2020)

Breaking the Silence around Sextortion: the links between power, sex and corruption

Sexual extortion or “sextortion” occurs when those entrusted with power use it to sexually exploit those dependent on that power. It is a gendered form of corruption that occurs in both developed and developing countries, affecting children and adults, vulnerable individuals (such as undocumented migrants crossing borders) and established professionals. While evidence shows that women are disproportionally targeted, men, transgender and gender non-conforming people are also affected.

António Vitorino: advogado, político e lobbyista (acesso pago)

Ministro, comissário europeu, advogado, comentador, consultor e analista. António Vitorino, 63 anos, conhece bem os corredores do poder. E, por isso, é chamado a fazer pontes para fazer as coisas acontecerem. No período em que era sócio do escritório de advogados Cuatrecasas, não recebeu apenas de empresas da órbita do ex-embaixador de Espanha, Raul Morodo, visado em processos por fraude fiscal e branqueamento de capitais. Foi remunerado por serviços a firmas de consultoria portuguesas, uma delas com extensões a África. O P2 investigou os bastidores e encontrou histórias por contar.

Spain’s Watergate: inside the corruption scandal that changed a nation

The Gürtel case began with one Madrid mogul. Over the next decade, it grew into the biggest corruption investigation in Spain’s recent history, sweeping up hundreds of corrupt politicians and businessmen – and shattering its political system.

The Real Life Laundromats

Working through their investigative member centers in dozens of countries, the Organized Crime and Corruption Reporting Project uncovered no less than four massive financial vehicles for moving money across international borders.

These systems have their differences. But they each consist of dozens of offshore companies that enabled corrupt politicians, organized crime figures, and wealthy business people to secretly invest their ill-gotten millions, launder money, and evade taxes. The result is that money stolen from some of the world’s most vulnerable people can be laundered into political influence and personal enrichment.

Para relaxar e descontrair

Orquestra Filarmónica de Berlim

Utilize o voucher BERLINPHIL até dia 31 de Março para poder ter acesso ao acervo digital da Orquestra Filarmónica de Berlim, incluindo filmes e concertos.

Visitas virtuais a vários prestigiados museus

Desde o Guggenheim, em Nova Iorque, ao Rijksmuseum, em Amesterdão, visite do conforto do seu sofá alguns dos mais conhecidos e prestigiados museus do mundo, graças à tecnologia da Google.

Medeia Filmes disponibiliza de forma gratuita três filmes por semana

Medeia Filmes vai disponibilizar, a partir do dia 17 de março, filmes gratuitos no seu site oficial“Quarentena cinéfila com a Medeia Filmes. Neste período de quarentena, continuamos perto de si e levamos o cinema a sua casa”.