Projeto CLEANBIZ viaja até Oslo
Nos primeiros dias de maio, representantes dos capítulos nacionais da Transparency International em Portugal e na Islândia encontraram-se com a TI Noruega para uma Visita de Intercâmbio no âmbito da implementação de CLEANBIZ, uma iniciativa financiada pela EEA Grants Portugal.
Gro Skaaren-Fystro (TI Noruega), Karina Carvalho (TI Portugal) e Thor Fanndal (TI Islândia) continuaram a desenvolver a partilha de conhecimentos e a promover o envolvimento das empresas, e especialmente das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
O objectivo do projecto é reforçar a implementação e a aplicação da Convenção Anti-Suborno da OCDE, combinando o cumprimento e a devida diligência da legislação anti-corrupção e dos direitos humanos com a sensibilização e a formação dirigida ao sector empresarial nos três países.
Durante a visita, foram realizadas reuniões com as principais partes interessadas norueguesas, tais como a Yara, a empresa líder mundial em nutrição vegetal, a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), o Pacto Global da ONU Noruega e a Confederação das Empresas Norueguesas.
No início de Março, Gro, Karina e Thor reuniram-se em Reiquiavique, onde tiveram a oportunidade de conhecer melhor os desafios na implementação da convenção anti-suborno da OCDE neste país escandinavo, bem como de interagir com muitos dos principais interessados, tais como a ASI, a confederação de trabalhadores, a FA, a Federação Islandesa de Comércio e Jornalistas.
Durante as próximas semanas, a equipa assegurará a conclusão do CLEANBIZ Empowering Tools, antes do Seminário Internacional que terá lugar em Junho. Fique atento a actualizações, subscrevendo a newsletter CLEANBIZ e visitando a página do CLEANBIZ.