TI Portugal participa na Conferência Final do projeto CO.R.E
A TI Portugal participou na Conferência Final do Projeto CO.R.E. (COrruption Risk Indicators in Emergency), com o tema “Fighting Corruption in Emergency Procurement Through Big Data”, que teve lugar nos dias 29 de fevereiro e 1 de março na Universidade de Perugia, em Itália.
Karina Carvalho, Diretora Executiva da TI Portugal, foi uma das oradoras da Mesa-Redonda de encerramento desta Conferência, dedicada ao “papel da sociedade civil e do jornalismo na monitorização e denúncia de casos de corrupção”.
O projeto CO.R.E, do qual a TI Portugal faz parte, é apoiado pelo programa Internal Security Fund Police da Comissão Europeia, e tem como objetivo apoiar a avaliação dos riscos de corrupção na contratação pública em situações de emergência, como ocorreu durante a pandemia COVID-19.
A implementação deste projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um indicador composto, permitindo mapear a corrupção em contratos públicos celebrados ao abrigo de regras excecionais de contratação pública em vigor nestas alturas, a ser utilizado por órgãos de investigação nacionais e internacionais, jornalistas de investigação e organizações da sociedade civil.
Para além da TI Portugal, os parceiros deste projeto, liderado pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de Perugia, são a Universitat Oberta de Catalunya, a Oficina Antifrau de Catalunya, a Fundação Hallgarten-Franchetti Centro Studi Vila Montesca, a ONG italiana Info.Nodes e a Dublin City University.
Sabe mais sobre o projeto CO.R.E no site dedicado e fica a conhecer o trabalho da TI Portugal em prol de uma contratação transparente.